Sobre autoestima, depressão e suicídio

No mês de setembro o mundo se mobiliza em torno de uma conscientização sobre a prevenção ao suicídio, uma prática motivada muita das vezes pela depressão.

Hoje o suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens. Isso é uma triste realidade! E a Floractive, primeiramente deseja salientar que o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional de prevenção ao suicídio, com atendimentos voluntários e gratuitos para todas as pessoas que sentem a necessidade de conversar, sendo os atendimentos sob total sigilo, via telefone (ligue 188), e-mail e/ou chat no período de 24 horas por dia.

Sabemos que a falta de autoestima, se não tratada devidamente, também pode levar a depressão. Nos dias de hoje, de forma bem sutil, podemos comprometer o nosso amor próprio, acumulando pensamentos destrutivos acerca de quem nós somos e isso é fruto da grande comparação que nos cerca. Nos esquecemos que o nosso verdadeiro valor vai além do externo, vai muito além daquilo que nossos olhos podem ver… Vai além de bens materiais e conquistas profissionais. E também vai muito além daquela make perfeita e daquele cabelo impecável. Não é mesmo?

A palavra “estima” no dicionário, possui o significado de apreço, afeto, admiração e respeito. E antes de praticarmos isso com o nosso próximo, precisamos aprender a praticar com nós mesmos. Afinal, somos seres humanos únicos! Você se aprecia além daquilo que enxerga quando se está diante do espelho? A nossa beleza originária ultrapassa qualquer tipo de padrão!

Ter uma autoestima fortalecida não está associada somente a se vestir bem, a andar sempre na moda com o melhor look ou com o melhor penteado. Para cultivarmos uma boa autoestima, é necessário excluirmos sentimentos e pensamentos de autocrítica excessiva, desqualificação e inferioridade.

Busque sempre viver o momento presente que você tem!

A reflexão que nós compartilhamos serve para cunho informativo. Não leve em consideração apenas conteúdos que você pode acessar na internet que falam a respeito do assunto. Procure ajuda profissional através de atendimentos especializados.

Caso precise de apoio emocional, ligue 188 (@cvvoficial) – cvv.org.br

1 comentário em “Sobre autoestima, depressão e suicídio”

Os comentários estão encerrado.