Saiba quais são os cuidados essenciais com a saúde do profissional de beleza

Movimentos repetitivos podem prejudicar os profissionais que atuam na área

 

Para que as clientes tenham o melhor resultado, os profissionais de beleza, muitas vezes, colocam em risco a própria saúde. São horas de pé e movimentos repetitivos que podem, com certeza, prejudicar por exemplo, o cabeleireiro. Por isso, o foco principal é cuidar dos braços, ombros e mãos, partes do corpo que podem ser as mais afetadas.

 

Normalmente, os problemas mais normais entre os profissionais de beleza são: tendinite e bursite. Inflamações recorrentes devido aos movimentos repetitivos com escovas e ferramentas como secador, modelador de cachos, dentre outras. Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir alguns problemas relacionados ou se cuidar caso já esteja com algum sintoma.

 

Alongamento

O alongamento é fundamental e deve ser feito pelo menos duas vezes por dia. Que tal ao acordar e antes de dormir ou até mesmo no meio do expediente. Vale alongar muito bem os braços e também as pernas.

 

Descanso

É fundamental ter momentos de descanso enquanto trabalha. Vale tirar alguns minutinhos para fazer um lanche ou até mesmo sentar por cinco minutos para relaxar.

 

Dores

Está com dores constantes na coluna, ombros ou mãos, a melhor opção é procurar um ortopedista que poderá fazer uma avaliação completa dos sintomas e de como tratá-los.

 

Ferramentas de trabalho

 

Tenha muito cuidado ao escolher as ferramentas que você utilizará no dia a dia (escovas, secador, pranchas e modeladores). O peso e tamanho do cabo são pontos que os profissionais devem ficar atentos.

Ao comprar o secador, ferramenta que o cabeleireiro mais usa no dia a dia do salão, é preciso ficar muito atento, pois além de fazer diferença no resultado final da cliente, o peso dele pode sobrecarregar as articulações da mão e do braço e isso, pode afetar a disposição para conseguir fazer aquela escova ficar perfeita. Vale frisar que quanto mais leve, mais fácil a manipulação.

 

Coluna

Atenção as dores que surgem na coluna ou lombar. É importante tentar manter a postura o máximo possível, seja sentado ou em pé.