Não é porquê virou comum que deixou de ser sério!

Continuando no clima de Outubro Rosa, hoje vamos falar sobre a importância das mulheres adquirirem conhecimento sobre a prevenção do câncer de mama, além do autocuidado que podemos ter em nossa rotina.

O câncer de mama é uma das principais causas de óbitos por câncer em mulheres brasileiras. Para que possamos prevenir o desenvolvimento da doença e detectar de forma precoce que ela está surgindo, é necessário aprendermos os passos do autoexame.

Mas, por que detectar precocemente a doença? Isso muda algo? Sim! O quanto antes a mulher detectar o câncer, melhor, pois isso pode permitir com que o tratamento seja menos agressivo e com menor chance de morte.

Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Por isso é tão essencial que cada mulher conheça detalhadamente as suas mamas, pois caso haja qualquer tipo de alteração, a mulher terá mais facilidade de notar que algo incomum está ocorrendo com seu corpo.

O autoexame é recomendado para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade e é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

O autoexame das mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de nódulos, secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.