Começamos o penúltimo mês do ano e hoje queremos falar sobre o Novembro Azul, pois este mês promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina, especificamente, sobre a prevenção do câncer de próstata.
Existe uma maior probabilidade de cura quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início. Só no Brasil, a ocorrência da doença é estimada entre 2 e 2,3% entre homens de 45 a 75 anos de idade e cerca de 400 mil homens entre essa faixa etária possuem a doença, mas ainda não sabem.
A mobilização do Novembro Azul se iniciou na Austrália no ano de 2003, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Na fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são:
– Dificuldade de urinar
– Demora em começar e terminar de urinar
– Sangue na urina
– Diminuição do jato de urina
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
O que é realizado para investigar o câncer de próstata é o exame de toque retal e o exame de PSA, feito através do exame de sangue. Porém, a confirmação da doença só é feita através de uma biópsia e ela só é recomendada caso seja encontrado algum tipo de alteração.
Agora refletindo um pouco mais afundo sobre, vemos o quanto é necessário que os homens se atentem ao assunto. Infelizmente, muitos deixam de dar a devida importância, pois se sentem envergonhados ou por acharem que isso afeta sua masculinidade, o que não é verdade. Pois, se cuidar e manter os exames médicos em dia, não é sinal de uma masculinidade fragilizada. O homem deve zelar por sua saúde e integridade. Hoje mais do que nunca, tem se falado sobre rompermos com esses mitos acerca do “ser masculino”. Nossa geração tem se esforçado para resgatar a real essência de uma masculinidade saudável. O homem que se expressa, que sente, que se alegra, que chora e que também se cuida… Tais ações não são sinais de fraqueza!
Por isso, é importante lembrarmos não só da causa do Novembro Azul, mas também lembrarmos que não há inferioridade alguma, ao falar sobre o câncer de próstata. Pois, na verdade, isso é uma demonstração de hombridade que o homem deve ter consigo mesmo! Ser leal com sua saúde.